PIS PASEP 2020: Consulta, Cotas, Calendário PIS PASEP 2020

PIS/PASEP

PIS/PASEP é uma contribuição tributária de caráter social, que objetiva financiar o pagamento do seguro-desemprego, abono e participação na receita dos órgãos e entidades, tanto para os trabalhadores de empresas públicas, quanto os das privadas. Através do programa, o empregado da iniciativa privada tem acesso aos direitos determinados por lei e ainda colabora para o desenvolvimento das empresas do setor.

PIS/PASEP

PIS PASEP

Programa de Integração Social – PIS, engloba o Seguro Desemprego, abono salarial e FGTS.

Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público – PASEP, é atribuído a quem trabalha como funcionário público.

O número do Caixa PIS / PASEP é preciso para que suas contribuições sociais sejam recolhidas pelo empregador ou pelo órgão público e também para consultar ou sacar o FGTS.

PIS PASEP

Caixa Econômica Federal PIS

A Caixa Econômica Federal realiza os pagamentos do PIS. Anualmente a entidade publica um calendário para o pagamento do Abono Salarial e dos Rendimentos do PIS. As datas de recebimento variam de acordo com o mês de aniversário.

Quem tem direito ao PIS

Os trabalhadores que atendem aos seguintes requisitos:

  • Estar cadastrado no PIS/PASEP há, no mínimo, cinco anos;
  • Ter recebido de uma empresa contribuinte do PIS/PASEP (inscrito sob CNPJ) remuneração mensal média de até dois salários mínimos no ano-base que for considerado para a atribuição do benefício;
  • Ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos trinta dias, consecutivos ou não, no ano base considerado para apuração;
  • Ter seus dados informados pela empresa corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do ano-base considerado.

Quem tem direito ao PIS

Número do PIS PASEP

Com seu número de inscrição social (NIS/PIS/PASEP) em mãos, você pode consultar facilmente os dados específicos de programas sociais como o Bolsa Família, seguro desemprego, abono salarial e até mesmo o saldo do seu Fundo de Garantia (GTS) através do portal do cidadão da Caixa Econômica Federal. Todo o processo é online e sem custo algum.

Consultar número do PIS PASEP

Existem três maneiras de você consultar seu número do PIS. A maneira mais fácil é conferir o número na sua carteira de trabalho e previdência social (CTPS) que fica na primeira folha, citado como NIS (Número de Inscrição Social) junto com os dados do trabalhador.

Uma outra maneira de conferir é através do seu cartão cidadão, caso você tenha, é claro. O número no cartão é o número do seu PIS.

A terceira opção é por meio de uma consulta pela internet através do portal: www.dataprev.gov.br

Consultar número do PIS

O passa a passo é bem simples:

Clique no menu “Inscrição“ – “Filiado“ – Preencha os campos requeridos:

  • Nome do Filiado,
  • Data de Nascimento,
  • Nome da Mãe,
  • Número do CPF,
  • RG

e por último os caracteres da imagem – clique em “Continuar“.

Após esses passos o sistema irá informar todos seus os dados, entre eles aparecerá uma barra vermelha indicando o número PIS/ NIS/ PASEP.

Pagamento PIS PASEP

O pagamento pode ser realizado por:

  • Crédito em conta, quando o empregado possui conta corrente ou poupança na Caixa;
  • Caixa eletrônicos, nas Casas Lotéricas e nos Correspondentes Caixa Aqui utilizando o Cartão do Cidadão;
  • Agência da Caixa, apresentando o número do PIS e um documento de identificação.

Lembrando que conforme a Lei 13.134/15, o Abono Salarial passou a ter valor proporcional ao tempo de serviço do trabalhador no ano-base em questão, ou seja, o cálculo do valor do benefício corresponde ao número de meses trabalhados no ano-base multiplicado por 1/12 do valor do salário mínimo vigente na data do pagamento.

Como saber o número do meu PIS

Como saber o número do meu PIS

O número do PIS/Pasep é criado na hora da inscrição do trabalhador ao programa social e é único. Caso você perca a CTPS e tenha que emitir uma nova o seu número continua o mesmo.

Caso você tenha esquecido e queira saber qual é o seu número poderá consultar pela Internet, pelo cartão cidadão ou pela sua carteira de trabalho.

Deixe seu Comentário