Consulta Saldo Seguro Desemprego: Parcelas, Consulta Online

O Seguro Desemprego é uma assistência temporária oferecida pelo Governo Federal aos trabalhadores que foram demitidos sem justa causa. Ela pode ser recebida em forma de ajuda financeira ou através de auxílio para a qualificação profissional, proposto pelo empregador ao trabalhador formal temporariamente suspenso. Uma vez que durante esse período de suspensão, o trabalhador preserva o vínculo empregatício, porém não presta serviço e nem recebe salário. Abaixo veja como realizar a Consulta Saldo Seguro Desemprego.

É importante lembrar que o Seguro Desemprego não beneficia somente os trabalhadores formais, ou seja, aqueles que têm vínculo empregatício relação de emprego regida pela Consolidação das Leis Trabalhistas. O benefício também contempla os trabalhadores formais desempregados por demissão indireta, o empregado doméstico, o pescador profissional e o trabalhador resgatado também estão protegidos. Cada tipo de trabalhador recebe o seu Seguro-Desemprego específico.

Como Consulta Saldo Seguro Desemprego

O valor a ser recebido no benefício do Seguro Desemprego é uma dúvida que constantemente aflige os trabalhadores. Você sabia que essa consulta pode ser feita de uma maneira bem simples e rápida? Para consultar o valor do seu benefício de Seguro Desemprego, você precisa utilizar o número do seu PIS, que consta na sua carteira de trabalho ou no seu cartão cidadão. Essa consulta pode ser realizada nos caixas eletrônicos da Caixa Federal ou através do portal do Ministério do Trabalho na internet.

Para efetuar a consulta pela internet, entre na parte de Seguro Desemprego disponível no portal do Ministério do Trabalho coloque o seu número do PIS e digite o código de confirmação da imagem. Você deve preencher um formulário igual ao da foto abaixo:

Consulta Saldo Seguro Desemprego

Consulta Saldo Seguro Desemprego

 

 

Como Descobrir o Saldo Disponível no Seguro Desemprego

Descobrir o valor de benefício a ser recebido e a data de pagamento das parcelas, é bem simples. Essa consulta pode, inclusive, ser feita através do site do Ministério do Trabalho, na internet. Para ter acesso a essas informações, você precisa acessar a parte dedicada ao Seguro Desemprego no site do Ministério do Trabalho e digitar o número do PIS.

Se você estiver habilitado a receber o seguro desemprego, será exibida uma nova página com o relatório de consulta da habilitação do Seguro Desemprego. Nela, aparecerão a situação do seguro, o tempo de serviço, número de parcelas, a situação do pagamento e a data em que o valor estará disponível. Exatamente como consta na imagem abaixo:

Consulta Saldo Seguro Desemprego

Consulta Saldo Seguro Desemprego

 

O Seguro Desemprego e o Ministério do Trabalho e Emprego

Você deve ter notado que falamos bastante sobre o site do Ministério do Trabalho aqui no texto, mas você sabe qual é a real relação dele com o Seguro Desemprego? Não? Então aprenda com a gente!

Ministério do Trabalho e Emprego é, basicamente, o órgão responsável por administrar seguro desemprego. Que nada mais é do que um programa do governo criado para oferecer auxílio financeiro aos trabalhadores que se encontram desempregados.

Você pode obter mais informações sobre ambos no site do Ministério do Trabalho, que é um portal que tem como intuito esclarecer aos trabalhadores o funcionamento do programa entre outras informações sobre. Atualmente temos um total de cinco modalidades de seguro desemprego oferecidas ao trabalhador. Acesse o portal para um maior conhecimento dos recursos a sua disposição: mte.gov.br.

Deixe seu Comentário