Como saber o número do PIS

Como saber o número do PIS, Pela Internet e Pelo CPF

O Programa de Integração Social, PIS, é um programa que o FGTS, o abono salarial e o seguro desemprego estão todos englobados. Quem trabalha no setor privado recebe o número do PIS.

Esse número é fornecido quando o trabalhador assina a sua carteira e passa a ser assalariado. Ou seja, quem já trabalhou ou trabalha com carteira assinada está cadastrado no PIS. E ele não muda mesmo que o trabalhador precise trocar a carteira de trabalho.

Como saber o número do PIS

Como saber o número do PIS

É comum que os trabalhadores tenham dúvidas com relação ao abono a ser sacado e a forma de saber o número do PIS sem ter de ir a uma agencia. Quando o trabalhador se inscreve no programa social ele recebe esse número único e intransferível.

Nas carteiras de trabalho mais antigas esse número vinha impresso na ultima página. No entanto, as versões mais novas desse documento vem em destaque logo na primeira página, o número do PIS. Por isso, uma forma de saber esse número é verificando na própria carteira de trabalho.

O que é o PIS/PASEP

O PIS/PASEP são dois programas de natureza tributaria com contribuições sociais. Eles são devidos pelas pessoas jurídicas cujo objetivo é financiar o pagamento do abono e do seguro-desemprego.

O PIS destina-se aos funcionários que realizam suas funções em empresas privadas que são regidos pela CLT. Sua administração se dá pela Caixa Econômica Federal. O PASEP destina-se aos servidores públicos que são regidos pelo regime jurídico estatutário. Sua administração se dá pelo Banco do Brasil.

O que é o PIS/PASEP

Como saber o número do PIS pela Internet

O número do PIS costuma vir impresso na carteira de trabalho. Mas, se por algum motivo o trabalhador estiver sem ela nas mãos para verificar esse número, ele pode entrar na internet, acessar o site do Dataprev gratuitamente, e inserir alguns dados pessoais como o nome completo do filiado, a data de nascimento, o nome completo da mãe, o CPF e o número do RF, CNH ou CTPS.

Como saber o número do PIS pelo CPF

Uma forma muito simples de saber o número do PIS é fazendo uma consulta online tendo em mãos o número do CPF. Para isso, basta acessar o site do Dataprev com o CPF, nome da mãe, nome completo do trabalhador e data de nascimento em mãos.

O Dataprev é uma empresa que trabalha com tecnologia e que presta seus serviços para a previdência social. Ela é a responsável por gerir os dados sociais no país.

Por isso, acessar esse site é muito seguro. Preenchendo corretamente os dados é possível visualizar o número do PIS rapidamente e com toda a segurança.

Consultar PIS

Todo trabalhador brasileiro tem o direito de consultar o PIS a fim de saber se tem algum valor a receber ou não. Essa consulta pode ser feita de forma prática e rápida por qualquer pessoa que esteja cadastrada nesse programa.

Para isso, o cidadão pode ir a uma agencia bancaria, fazer uma consulta online ou até pelo telefone. Mas é preciso ter alguns documentos em mãos como o CPF, RG e carteira de trabalho.

Deixe seu Comentário