Cálculo do Seguro Desemprego 2020: Reajuste, Valores, Parcelas

O Cálculo do Seguro Desemprego é um benefício concedido pelo governo federal para proteger trabalhadores que foram demitidos sem justa causa durante o período em que procuram novo trabalho e restauram sua renda própria. O benefício pode ser solicitado mais de uma vez, com algumas alterações referentes ao número de parcelas e ao tempo trabalhado.

Cálculo do Seguro Desemprego Como Funciona

Para fazer o Cálculo do Seguro Desemprego, há um cálculo específico que deve ser feito de modo a determinar quanto o trabalhador irá receber e quando pode contar como um salário. A contagem do salário é feita a partir de um dia no mês, que já conta como salário recebido. Para contar o mês trabalhado, o trabalhador deve ter trabalhado pelo menos 15 dias do mês em questão. Os meses contados só valem para uma solicitação do benefício, não valendo para uma segunda, terceira, ou assim por diante.

Seguro Desemprego Novas Regras

Cálculo Seguro Desemprego

Cálculo Seguro Desemprego

Em 2015 o governo federal realizou algumas alterações nas regras, já que busca cortar gastos para não acabar o ano com  déficit nas contas públicas, fez alguns ajustes em alguns dos benefícios concedidos ao povo e o Seguro Desemprego é um deles. Não houve cortes, mas uma redução no benefício, que agora tem regras um pouco mais rígidas.

Agora, para solicitar o benefício pela primeira vez, o trabalhador deve ter recebido pelo menos 12 salários nos últimos 18 meses antes da dispensa, o que garantirá 4 parcelas do benefício. Para ter 5 parcelas do benefício, o trabalhador deve ter recebido 24 salários no período de até 36 meses antes da dispensa.

Para a solicitação pela segunda vez, o trabalhador deve ter recebido pelo menos 9 salários pelo período de até 11 meses antes da dispensa, para receber 3 parcelas do benefício. Para receber 4 parcelas deverá ter trabalhado no mínimo 12 meses e 5 parcelas, 24, no mínimo (sempre contando o período anterior à dispensa).

Cálculo do Seguro Desemprego

Cálculo do Seguro Desemprego

Cálculo do Seguro Desemprego Requerimento

Depois de realizar o Cálculo do Seguro Desemprego, para solicitar o benefício, o trabalhador deve ter sido dispensado sem justa causa, não ter qualquer tipo de renda própria ou auxílio da previdência, exceto em casos de pensão por morte ou auxílio por acidente. O atendimento deve ser agendado e o trabalhador precisa portar todos os documentos necessários para solicitar o serviço.

O agendamento é feito em postos do governo (que variam de estado para estado) ou também online, através do site do seu estado, na seção referente a trabalho. É possível fazer a escolha da data e do horário pela internet, para evitar filas e para acelerar o processo.

Deixe seu Comentário